Juiz de Fora – Antiga Residência Iris Martins Vilela


Imagem: Prefeitura Municipal

A Antiga Residência Iris Martins Vilela foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Antiga Residência Iris Martins Vilela
Localização: Av. Barão do Rio Branco, nº 3512 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6109/1997

Descrição: […] a edificação conhecida como antiga Residência Íris Martins Villela, construída por seu pai, Gabriel Villela de Andrade, em 1890, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 3512.
Na década de 1940, a construção foi doada por Íris para a Congregação do Verbo Divino, com usufruto vitalício dela.
O imóvel é um exemplar típico dos chalés de influência europeia, possui uma fachada com esquema compositivo simplificado, destacando-se pela riqueza de detalhes.
Desde de 12 de setembro de 2002, com a reabertura do espaço, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES JF) campus Verbum Divinum está sediado no local, mantendo preservado suas linhas originais.
Dados:  https://www.cesjf.br/149-unidades-cesjf/campus-verbum-divinum.html
https://pjf.mg.gov.br/administracao_indireta/funalfa/patrimonio/bens_tombados/iris_villela.php#
Divisão de Patrimônio Cultural de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora. Editora Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Descrição: A residência foi construída em 1890 pelo fazendeiro Gabriel Villela de Andrade para servir de residência para sua família. Construída na antiga Rua Direita, atual Avenida Barão do Rio Branco, foi uma das primeiras casas a ocupar essa região. Em estilo chalet, mantém suas linhas originais sendo um dos exemplares desse estilo na cidade.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *