Juiz de Fora – Busto Dr. João Penido


Imagem: UFJF

O Busto Dr. João Penido foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
FUNALFA – Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage

Nome atribuído: Monumento: Busto Dr. João Penido
Localização: Praça Dr. João Penido (Praça da Estação) – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 3022/2000
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6941/2000

Materiais: Pedestal em granito, concreto e busto em bronze.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A proposta para a construção do busto partiu do vereador Eduardo Menezes Filho, que em 15 de agosto de 1922 apresentou na câmara o projeto de lei para a construção do busto.

“Art. 1º – É o agente do executivo autorizado a erigir na Praça Dr. João Penido, nesta cidade, um monumento que perpetue, com a efígie, o nome do benemérito e um dos fundadores de Juiz de Fora.

Art. 3º – É o agente do executivo autorizado a retirar o gradil que cerca o Parque Coronel Halfeld e colocar no mesmo parque, em lugar de grande destaque e com forma condigna do monumento, o busto de grande benemérito e principal fundador da cidade, Henrique Guilherme Fernando Halfeld.”

Apesar da resistência da mudança do monumento em homenagem a Henrique Halfeld, o projeto foi aprovado e a obra foi construída pelo escultor Charpentier, assentado sobre a base de granito, foi inaugurado em 24 de abril de 1924.

Dr. João Nogueira Penido foi um médico influente na cidade, fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Juiz de Fora, ex- vereador e ex- deputado federal.

Fontes:

Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.

RANGEL JÚNIOR, Vitor Hugo Vidal, 1976 – Parque Halfeld e Praça da Estação, Juiz de Fora-MG: uma leitura histórica, paisagística e urbanística. Viçosa: UFV, 2006. 79 fl.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *