Juiz de Fora – Castelinho SEG – Ultrimagem


Imagem: Google Street View

O Castelinho SEG – Ultrimagem foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Imóvel loclizado na av. Barão do Rio Branco nº 3029 (volumetria, fachadas e jardins frontais)
Outros Nomes: Castelinho SEG – Ultrimagem
Localização: Av. Barão do Rio Branco, nº 3029 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6968/2001

Descrição: A edificação eclética apalacetada, inspirado na mansão Guinle, no Rio de Janeiro, foi projetada e construída por volta de 1924 pelo Dr. Ulisses Guimarães Mascarenhas. Apresenta várias referências das arquiteturas passadas, como sua trama geométrica, que retoma o sistema construtivo em enxaimel da arquitetura normanda e a torre medieval, dissolvendo a composição em diversos volumes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Esta edificação eclética apalacetada, foi construída antes de 1924 pelo Dr. Ulisses Guimarães Mascarenhas, direto por vários anos da Fábrica de Tecidos Bernardo Mascarenhas. Ele mesmo elaborou o projeto e acompanhou a obra da edificação, inspirada na mansão Guinle, da cidade do Rio de Janeiro.
É uma composição com várias referências de arquiteturas passadas, em que sua trama geométrica retoma o sistema construtivo em enxaimel da arquitetura normanda, tendo esta diversos volumes.
Dados: Divisão de Patrimônio Cultural de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora. Editora Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


1 comments

  1. Maria da Glória Magalhães |

    O imóvel foi construído por Dr. Ulisses Guimarães Mascarenhas, filho de BERNARDO MASCARENHAS.!!!!!
    O imóvel foi tombado mas não na sua totalidade, pois havia no terreno do imóvel uma GRUTA dedicada à N. S. de Lourdes, que para poder realizar comunhões e missas foi necessária a autorização do Papa.
    Nesta Gruta foram realizadas comunhões de pessoas conhecidas e importantes em Juiz de Fora, como por exemplo, Sr. Menelick de Carvalho, missas foram realizadas por Dom Justino – Bispo de Juiz de Fora, Monsenhor Gustavo entre outros.
    Simplesmente esta gruta foi demolida.!!!!!!!
    POR QUE NÃO FOI PRESERVADA ?
    ONDE ESTARÃO AS IMAGENS DA GRUTA, OS VITRAUS. ETC ?
    ENTRE ESSAS IMAGENS HAVIA UMA DE N. S. DE FÁTIMA TRAZIDA DE PORTUGAL POR MEU AVÔ NO ANO DE 1947.
    ESTA IMAGEM VEIO DE NAVIO E MEU AVÔ DIZIA QUE POR O NAVIO JOGAR MUITO, ELE AMARROU A IMAGEM NA CAMA COM LENÇÓIS PARA QUE NAO QUEBRASSE.
    ESTAS IMAGENS ESTARÃO EM ALGUMA IGREJA, MUSEU, ALGUÉM SABE INFORMAR ?
    POR QUE A GRUTA NÃO FOI TOMBADA ?

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *