Juiz de Fora – Cine Palace


Imagem: Prefeitura Municipal

O Cine Palace foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Cine Palace (volumetria, fachadas e entrada principal)
Localização: R. Halfeld, nº 581, esquina com R. Batista de Oliveira – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 4587/1992 e Decreto 8247/2004

Descrição: Este imóvel foi construído no local onde funcionava a Casa Cirino, um antigo casarão que foi destruído por um incêndio. A obra foi iniciada em 1941, financiada pelo Sr. Nassem José Assad, a partir do projeto feito pelo engenheiro elétrico Ermelindo Spigolon e a construção foi realizada pela Construtora José Abrano.

Em 1947 foi adquirido pela Exibidora Brasil América Ltda. que o vendeu em 1949 à Cia. Central de Diversões.

O Cinema Palace foi inaugurado em 1948. O prédio se destaca pela fachada em estilo Art Déco, localizado na esquina das ruas Halfeld e Batista de Oliveira. O cinema tinha capacidade para mil e cinco pessoas, possuía sala de espera, com paredes cobertas por espelhos bisotê importados da França.

Na programação da época, eram exibidos, principalmente, musicais. Depois de anos abrigando produções italianas e também filmes do mito Greta Garbo, o cinema fechou suas portas em 1985.

O prédio ficou abandonado por alguns anos. Em 1º setembro de 1999, após sete meses de obras de recuperação, o espaço reabriu suas portas, com novo nome, Cinearte Palace e uma estrutura remodelada, passando a abrigar duas salas de cinema, com 225 e 181 lugares, e uma cafeteria.

O imóvel teve suas faixadas tombadas pelo patrimônio histórico do município em 2004.

O Cinearte Palace foi o último cinema de rua de Juiz de Fora a fechar suas portas. Apesar da mobilização da população, com movimentos como “Salve Cine Palace”, à falta de investimento na modernização do cinema afastou o público local, o que resultou no encerramento de suas atividades ocorreu em 14 de agosto de 2017.

Posteriormente ao cinema, o espaço foi utilizado por uma lanchonete e atualmente funciona uma loja de departamento.
Fonte: UFJF.

Descrição: O prédio do Cinema Palace foi construído no local onde funcionava a Casa Cirino num casarão destruído por um incêndio. A obra, iniciada em 1941, foi financiada pelo Sr. Nassem José Assad sendo o projeto feito pelo engenheiro elétrico Ermelindo Spigolon e a construção feita pela Construtora José Abrano.

Em 1947 foi adquirido pela Exibidora Brasil América Ltda. que o vendeu em 1949 à Cia. Central de Diversões. Em 1984, quando o cinema foi desativado, o prédio foi adquirido pelo Banco de Estado do Rio de Janeiro que pretendia ali instalar sua sede.

Inviabilizado esse projeto, o prédio encontrava-se fechado até que em 1999 foi completamente reformado e nele instalado um centro cultural, com interveniência da Prefeitura de Juiz de Fora.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *