Juiz de Fora – E. E. Duque de Caxias


Imagem: UFJF

A E. E. Duque de Caxias foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Escola Estadual Duque de Caxias
Localização: R. Barão do Rio Branco, nº 3310 – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6446/1999

Descrição: Este imóvel foi construído pela tradicional família Villela, na década de 1920, para o casal Álvaro Martins Villela e Eudóxia de Azevedo Villela e serviu como residência durante anos.
Na garagem deste, funcionava a “Gota de Leite de São José” e, posteriormente, a “Associação de Damas Protetoras da Infância”.
Na década de 1940 foi adquirida pelo prefeito Dr. Menelick de Carvalho, servindo de residência dele. Anos depois o espaço foi comprado pelo governo do estado de Minas Gerais e fundou-se a Escola Estadual Duque de Caixas, por ato do governador Benedito Valadares em 25 de agosto de 1942. A escola foi instalada no janeiro do ano seguinte e funciona neste mesmo local até os dias atuais.
O edifício possui uma composição apalacetada. Desenvolvido em dois pavimentos a construção foi implantada no centro do terreno, com afastamentos frontal e laterais.
O tombamento municipal foi decretado em 21 de maior de 1999.

Dados: https://www.acessa.com/arquivo/jf150anos/0407/#:~:text=Escola%20Estadual%20Duque%20de%20Caxias&text=Fundada%20por%20ato%20do%20governador,ao%20patrono%20do%20ex%C3%A9
Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.
NASCIMENTO, Victor Hugo Godoy. Habitação unifamiliar: memória, patrimônio e cidade – a região do Alto dos Passos em Juiz de Fora/MG. Dissertação (mestrado em Ambiente Construído) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 114 f. 2015
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *