Juiz de Fora – Igreja de São Roque


Imagem: UFJF

A Igreja de São Roque foi tombada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Igreja de São Roque
Localização: Av. dos Andradas, n° 383 – Centro – Juiz de Fora-MG
Decreto de Tombamento: 2002

Descrição: Esta igreja fica espremida entre dois prédios, na Avenida dos Andradas, passando despercebida muitas vezes por quem passa por ali. A capela marca a chegada dos italianos à cidade, no final do século XIX.

Segundo Lucínia Scanapieco, integrante da comunidade italiana local, os imigrantes precisavam se unir para adequarem o modo de vida as novas condições. Era preciso manter os costumes, como a devoção a São Roque, “santo muito cultuado na Itália por ser o principal intercessor em casos de pestes e epidemias”.

Assim, o início das discussões e movimentações para a construção da capela foram em 1902. Mas a obra começou apenas após a doação de um terreno na Rua da Gratidão, atual Avenida dos Andradas que ocorreu em 1904.

A igreja foi inaugurada em 1907 e se insere nas premissas do ecletismo, com características presentes dos repertórios gótico, barroco e maneirista. Destaca-se o jogo de volumes com altos e baixos que garante uma movimentação à fachada.
Em 2002, a igreja foi tombada como patrimônio cultural municipal no intuito de manter as características originais da época.

Fontes: https://tribunademinas.com.br/especiais/meuimovel/20-08-2016/arte-historia-e-fe-disco-voador-do-oriente-espremida-entre-predios.html
Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.

Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *