Juiz de Fora – Monumento a Dilermando Cruz


Imagem: UFJF

O Monumento a Dilermando Cruz foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Dilermando Cruz
Localização: Praça Pedro Marques – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 3022/2000
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6941/2000

Descrição: O busto foi inaugurado em 29 de maio de 1982, em cumprimento à lei nº6.037, de 22/07/1981, apresentada pelo vereador do PDS Luiz de Campos Bastos, por sugestão de Pedro Paulo Barros Valle, amigo de Dilermando.O monumento é composto por um busto em bronze, colocado sobre um pedestal de granito e foi confeccionado pelo escultor Montalvani, e a parte em alvenaria e mármore feita e Juiz de Fora, com supervisão da Divisão de Patrimônio do então Ipplan.

O ex prefeito Dilermando Martins da Costa Cruz Filho, que administrou Juiz de Fora de 1947 a 1950, nasceu em 1907 em Juiz de Fora. Foi médico cardiologista da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Atuou como vereador substituto em 1937, posteriormente assumiu os cargos de deputado estadual e federal e Secretário da Viação do Estado de Minas Gerais em 1952.

A parte final norte da Avenida Rio Branco recebeu, por lei, a denominação de “Garganta do Dilermando”.
Dados: Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.
VIANA, Fabrício Teixeira. Monumentos, esculturas e espaço público: A imaginária urbana em Juiz de Fora/MG (1906-2016). 2017.193 f.
https://www.pjf.mg.gov.br/institucional/cidade/prefeitos.php
https://jflegis.pjf.mg.gov.br/norma.php?chave=0000019273
Fonte: UFJF.

Descrição: Dilermando Martins da Costa Cruz Filho (Juiz de Fora, 1907 — 1971) foi um cardiologista e político brasileiro do estado de Minas Gerais. Foi deputado estadual em Minas Gerais pelo PR de fevereiro de 1947 até 12 de dezembro de 1947, quando renunciou para tomar posse como prefeito municipal de Juiz de Fora, sendo substituído pelo deputado Márcio Prates Ferreira Paulino a partir de 19 de dezembro de 1947
Fonte: Wikipedia.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *