Juiz de Fora – Monumento a Dom Lasagna


Imagem: UFJF

O Monumento a Dom Lasagna foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Dom Lasagna
Localização: Passagem de nível entre a R. Lasagna e a R. Mariano Procópio – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 3022/2000
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6941/2000

Materiais: Alvenaria, granito e medalhão de bronze.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Dom Lasagna, foi bispo italiano, fundador das obras salesianas no Brasil e no Uruguai.

O monumento é constituído por um marco de pedra com a efígie do bispo e as armas da Igreja. A inauguração foi em 06 de novembro de 1915, vinte anos após a sua morte em um acidente ferroviário.
Este é formado de uma base cimentada, encimada por uma cruz de granito, com uma placa de mármore e o busto em baixo-relevo de D. Lasagna. A iniciativa para esta homenagem partiu da União Popular de Mariano Procópio, com os padres salesianos. D. Aquino Corrêa, bispo auxiliar do Mato Grosso, diversos padres salesianos, dentre os quais representantes de São Paulo, Argentina e Uruguai estiveram na cidade para assistir à solenidade.
Texto: Divisão de Patrimônio Cultural de Juiz de Fora. Guia de Bens Tombados de Juiz de Fora. Editora Expressão e Cultura, 2002.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *