Juiz de Fora – Monumento a Francisco Halfeld


Imagem: UFJF

O Monumento a Francisco Halfeld foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Jequitinhonha-MG
Nome atribuído: Monumento a Francisco Halfeld
Localização: Parque Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Descrição: O monumento, com 3,65m por 2,45m, foi construído pelo escultor Guiseppe Caporalli, em 1902, em homenagem ao Coronel Francisco Mariano Halfeld, que financiou todas as despesas da primeira reforma do largo, posteriormente transformado no Parque Halfeld. A revitalização do local foi realizada pela Companhia Pantaleone Arcuri.

O monumento retrata dois anjos em um vôo sereno, sustentando uma faixa em que se lê: “O Cel. Francisco M. Halfeld ao povo de Juiz de Fora”. Na parte superior do trabalho, uma estrela brilha, enquanto, ao fundo, aparece uma suave perspectiva de nuvens.

Depois da primeira reforma, o largo passou a se chamar Praça Coronel Francisco Mariano Halfeld. Diversas transformações foram realizadas nas décadas de 1950, 1960 e 1970, mudando aos poucos a concepção paisagística do Parque Halfeld.

No decorrer de uma reforma em 1982, o monumento de Guiseppe Caporalli foi descoberto enterrado, devido a realização de aterros realizados no local. A partir de então, a obra se encontra no Parque Halfeld, em frente à Igreja São Sebastião, na Rua Santo Antônio.

Este monumento foi tombado pelo município através do Decreto nº 9.435, de janeiro de 2008. Em maio do mesmo ano, este passou por um processo de restauração, no qual foi possível identificar e resgatar as cores originais deste.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *