Juiz de Fora – Monumento Belmiro Braga


Imagem: Andre V. Ruas

O Monumento Belmiro Braga foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Belmiro Braga
Localização: Praça Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 3022/2000
Decreto de Tombamento: Decreto n° 6941/2000

Materiais: Bronze e granito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Belmiro Ferreira Braga ( 1872 -1937) nasceu no povoado Vargem Grande, surgido às margens do Caminho Novo e elevado à condição de Distrito de Paz em 1857. Em 1943, tornou-se distrito de Juiz de Fora, com o nome de Ibitiguaia, vindo a se emancipar em 1962, com o nome atual, “Belmiro Braga”, em homenagem ao poeta.

Belmiro se autointitulava um poeta simples e era conhecido pelas críticas sobre os costumes da época e o cotidiano. Muitas vezes adotava o gênero satírico para falar dos assuntos que lhe interessavam. Machado de Assis era amigo com quem trocava correspondências. Segundo pesquisadores, o escritor carioca foi uma das primeiras personalidades de grande representatividade a reconhecer Belmiro Braga como poeta.

Além do vínculo com outros autores, Belmiro era conhecido por personalidades e autoridades importantes de vários meios. Em uma de suas publicações, fez um poema para a princesa Isabel, e, curiosamente, o Museu possui um caderno de exercícios escolares que supostamente pertencia à princesa e nele há um autógrafo do poeta. Dentre tantas atribuições ao longo de sua vida, foi um dos responsáveis pela criação da Academia Mineira de Letras. A entidade literária, fundada em Juiz de Fora em 1909, contava com nomes como Lindolfo Gomes e Machado Sobrinho. Em 1915, foi transferida para Belo Horizonte. A biblioteca do Museu conta com algumas de suas publicações. Belmiro também escreveu para periódicos na cidade e para revistas no Rio de Janeiro.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *