Juiz de Fora – Monumento Henrique Guilherme Fernando Halfeld


Imagem: Fabricio Teixeira Viana

O Monumento Henrique Guilherme Fernando Halfeld foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Henrique Guilherme Fernando Halfeld
Localização: Parque Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Bronze, mármore e concreto.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: As intenções em se criar um monumento em homenagem a Henrique Halfeld [um dos fundadores de Juiz de Fora] surgiram em 1886, 12 anos após seu falecimento, através de subscrição pública com intenção de confeccionar um busto em bronze do homenageado (LESSA, 1985). Mas esta homenagem só ocorreu de fato no dia 25 de dezembro de 1907, quando o monumento foi instalado na Praça Doutor João Penido (MATTOS, 1950), por meio da resolução n° 471, de 31 de julho de 1901 (OLIVEIRA, 1966).

Posteriormente, através da Resolução n° 882, de 8 de agosto de 1922, este monumento foi transferido para o Parque Halfeld, em função da construção, na Praça Doutor João Penido, do monumento em homenagem ao Doutor João Nogueira Penido, apontado por esta resolução como “médico humanitário, cidadão benemérito e um dos fundadores de Juiz de Fora” (OLIVEIRA, 1966, p. 230). Este monumento foi inaugurado em 25 de abril de 1924 (MATTOS, 1950).
Fonte: Fabricio Teixeira Viana.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Fabricio Teixeira Viana


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *