Juiz de Fora – Monumento Machado Sobrinho


Imagem: UFJF

O Monumento Machado Sobrinho foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Machado Sobrinho
Localização: Parque Halfeld – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Alvenaria, bronze e granito.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Antônio Vieira de Araújo Machado Sobrinho nasceu (1872-1972) foi um dos fundadores da Academia de Letras de Minas Gerais, criada em Juiz de Fora, em 25 de dezembro de 1909.

No mesmo ano, Machado Sobrinho iniciou as atividades do externato Lucindo Filho, mais tarde chamado de Colégio Lucindo Filho. Em 1912, devido ao desenvolvimento do ensino comercial, o professor também fundou o Instituto Comercial Mineiro, anexo ao Lucindo Filho.

Até meados de 1938, a instituição esteve sob a direção de seu fundador, quando então o professor Antônio Vieira veio a falecer.

O monumento constituído por um bloco de granito com o busto em bronze, foi inaugurado durante as comemorações do centenário de nascimento de Machado Sobrinho, em 17 de junho de 1972. O programa de comemorações foi patrocinado pela Academia Mineira de Letras, Fundação Educacional Machado Sobrinho e Associação Machadense de ex-alunos.

Fontes:

Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.

https://www.acessa.com/arquivo/jf150anos/1705/

Nossa história…


Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *