Juiz de Fora – Monumento Mariano Procópio


Imagem: UFJF

O Monumento Mariano Procópio foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Monumento Mariano Procópio
Localização: Largo do Riachuelo – Juiz de Fora-MG
Processo de Tombamento: Processo n° 5917/2005
Decreto de Tombamento: Decreto n° 9435, de 25/01/02

Materiais: Bronze, granito e concreto.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: Este monumento foi inaugurado em 12 de maio de 1912, feito pelo escultor francês Joseph Louis Enderlin (1851-1941). A obra possui um degrau com um pedestal e duas placas, uma, na parte da frente, com um escrito enaltecendo Mariano como fundador de Juiz de Fora, na parte de trás, uma outra placa com os nomes das pessoas integrantes da comissão que arcou com os gastos do monumento. Na parte superior ao pedestal, há uma coluna romana com caneluras e um busto do retratado sobre uma peanha.
A iniciativa para a construção do monumento partiu da Câmara Municipal de Juiz de Fora, apoiada por Alfredo Ferreira Lage.
O monumento tem de altura 4,65 m, incluindo o busto e foi construído de acordo com o projeto elaborado pelo diretor municipal de obras, João Lustosa de Souza.

Fontes:

Divisão de Patrimônio da Prefeitura de Juiz de Fora (org). Guia dos Bens Tombados de Juiz de Fora. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 2002.

MACHADO, Eduardo de Paula. A construção de uma memória familiar no Museu Mariano Procópio: o mausoléu da família Ferreira Lage. Monografia. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, da Universidade Federal de Juiz de Fora. 2017. 26 p.
Fonte: UFJF.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *