Juiz de Fora – Pão Alemão


Imagem: Prefeitura Municipal

O Pão Alemão foi tombado pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Juiz de Fora-MG
Nome atribuído: Pão Alemão (Saberes)
Localização: Juiz de Fora-MG
Decreto de Registro: Decreto n° 10.232/2010 I. 006/2010
Livro de Registro dos Saberes

Descrição: […] O modo de fazer o pão alemão, que tornou-se apreciado em Juiz de Fora com a chegada dos imigrantes alemães à cidade, em meados do século XIX, será anotado no livro de registro de bens de natureza imaterial de Juiz de Fora sob o número 006/2010. […]

[…] apesar de existirem inúmeras receitas do pão alemão, os proponentes optaram por escolher a que mais se aproxima do pão que era feito pelos primeiros imigrantes que aqui chegaram. Atualmente, a receita pode variar de família para família, mas, a sua característica básica é o uso da banha de porco.

A receita passou, ao longo do tempo, por algumas transformações em relação aos ingredientes. Isto porque, inicialmente, em vez de fermento, por exemplo, os alemães usavam o lúpulo, que era obtido junto às cervejarias da cidade, em forma de garrafada. Com o passar dos anos e o fechamento das cervejarias, a receita passou a ser feita com o fermento biológico. Outro ingrediente substituído por algumas pessoas, pelas restrições ao seu uso, foi a banha de porco, que dá maior maciez e sabor ao pão. Hoje, alguns descendentes dos germânicos usam a margarina, manteiga ou óleo vegetal. Naquela época, na falta do leite, os imigrantes usavam apenas água. Outra curiosidade é que a gordura de porco era passada nas fatias dos pães no lugar da manteiga.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Receita do pão alemão:

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo peneirada,
4 colheres de sopa de fermento,
1 colher de sopa de açúcar,
3 colheres de sopa de banha de porco,
1 colher de sopa rasa de sal,
meio litro de leite,
meio litro de água morna (quase fria).

Modo de fazer:
Faça uma massinha com o fermento, um pouquinho de trigo, banha de porco, leite, açúcar e sal. Deixe crescer por 15 minutos. Depois junte o restante do trigo e amasse com leite e água morna até a massa ficar consistente, soltando das mãos, para formar os pães. Tampe a massa com um pano grosso e deixe crescer por 30 minutos (até dobrar de tamanho). Pincele com óleo e asse. Atenção: o forno deve ser previamente aquecido em fogo brando por 10 minutos. Quando colocar os pães no forno, aumente a temperatura até assar. A maior ou menor espessura da casca depende do tempo que o pão permanece no forno. Com um quilo de farinha de trigo é possível fazer até dois pães grandes.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: Juiz de Fora nasce de uma estrada batizada “Caminho Novo”, construída pela Coroa Portuguesa para facilitar o escoamento do ouro até o porto do Rio de Janeiro. Da ocupação da região surgiu o povoado Santo Antônio do Juiz de Fora, mais tarde elevado à categoria de cidade, com o nome Juiz de Fora.
Aqui despontou a primeira hidrelétrica de grande porte da América do Sul, a Usina de Marmelos Zero, tornando a cidade conhecida como “Farol de Minas”. Mais tarde, seu forte desenvolvimento no setor industrial fez da “Manchester Mineira” a cidade mais importante do estado.
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Patricia Lage de Almeida
Prefeitura Municipal


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *