O Viola-de-cocho / Ganzá e o Mocho, na cidade de Mato Grosso-MT, foram tombados por sua importância cultural.
SEC – Secretaria de Estado da Cultura do Mato Grosso
Nome Atribuído: Viola-de-cocho / Ganzá e o Mocho
Localização: Estado do Mato Grosso-MT
Resolução de Tombamento: Lei n° 6.772, de 10/6/1996
Descrição: Com forma e sonoridade singulares, a viola-de-cocho integra um sistema musical sui generis na região Centro-Sul, especialmente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O modo de fazer a viola-de-cocho está relacionado, também, ao fazer artesanal de um conjunto de instrumentos que compõem o complexo musical-poético-coreográfico do cururu e do siriri, onde ela tem papel de destaque.
Os principais instrumentos que compõem o conjunto instrumental nessas manifestações, ao lado da viola-de-cocho, são o ganzá, o tamboril (ou tamborim), o mocho e, também, o adufe.
O ganzá é um instrumento de percussão, uma espécie de reco-reco, sendo, em alguns lugares, também conhecido
como cracachá ou caracachá. Com aproximadamente 50 cm de comprimento, é feito de taquara e possui diversos cortes transversais a seu comprimento (um corte a cada meio centímetro). Para fazer o instrumento soar, é necessário friccionar um pequeno pedaço de pau, osso ou pedra de cima para baixo e de baixo para cima, no sentido do comprimento do instrumento. De volume mais elevado do que as violas-decocho e as próprias vozes dos cururueiros, o ganzá se destaca tanto no cururu como no siriri, pela peculiaridade de seu timbre.
[…] Já o mocho é o instrumento que, como o tamboril, acompanha o siriri, porém seu formato é diferenciado
pois se parece mais com um banco de madeira cujo assento é feito de couro, no qual são percutidas as duas baquetas.
Fonte: Iphan.
Viola de Cocho: A Viola de Cocho, é um instrumento musical já reconhecido como patrimônio imaterial, típico do Pantanal mato-grossense nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, intrinsecamente associado ao Cururu e Siriri. Fabricado artesanalmente a partir da madeira de diferentes espécies da flora regional como sarã de leite, sarã d`água, pau de abóbora, embiriçu, urucuana e algumas outras. O artesão, em geral o seu mesmo tocador, o cururueiro, utiliza um molde para riscar a madeira. O tronco é escavado como um cocho até as paredes ficarem lisas e finas. O braço é curto, possui uma paleta inclinada, com ângulo acentuado. É composta de diferentes partes: cavalete, pestana, cravelhas, cordas e os pontos de barbante encerado. A maioria das violas possui cinco cordas, mas pode variar de acordo com o artesão. O orifício no tampão também é um aspecto variável. As cordas eram produzidas de vísceras de animais, mas hoje incorporam as linhas de nylon e até de metal.
Fonte: UFMT.
Ganzá: Ganzá ou canzá é um instrumento musical de percussão utilizado no samba e outros ritmos brasileiros. O ganzá é classificado como um idiofone executado por agitação. É um tipo de chocalho, geralmente feito de um tubo de metal ou plástico em formato cilíndrico, preenchido com areia, grãos de cereais ou pequenas contas. O comprimento do tubo pode variar de 15 centímetros até mais de 50 centímetros.
O instrumento é executado ao chacoalhar. O percussionista segura o ganzá horizontalmente com uma ou ambas as mãos e o agita para a frente e para trás. Com pequenos movimentos giratórios, o músico é capaz de controlar a maneira como os grãos caem dentro do tubo, permitindo a variação de intensidade de acordo com os tempos fortes e fracos do ritmo. O som é próximo a pulsos de ruído branco com curta duração e intensidade variável. No samba, o ganzá serve para fazer a marcação, sendo que os tempos são marcados por batidas fortes e os contratempos por batidas fracas.
Fonte: Wikipedia.
Mocho: Instrumento de percussão cujo som é obtido pela percussão da membrana por baquetas. Sua estrutura em madeira é semelhante a um banco para sentar. Compõe, junto com a viola-de-cocho e o reco-reco, o grupo instrumental do siriri.
Fonte: CNFCP.
BEM TOMBADO RELACIONADO:
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – Modo de fazer Viola de Cocho
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFMT
CNFCP
CNFCP
Wikipedia