Novo Hamburgo – Igreja da Ascensão


Imagem: Site da instituição

A Igreja da Ascensão foi tombada pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo-RS por sua importância cultural para a cidade.

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo-RS
Nome Atribuído: Igreja da Ascensão
Localização: R. Bento Gonçalves, n° 2394 – Centro – Novo Hamburgo-RS
Resolução de Tombamento: Decreto n° 3328/2008

Descrição: Em 25 de abril de 1948 aconteceu o lançamento da pedra fundamental e em 7 de Outubro de 1951 a nova Igreja da Ascensão foi festivamente inaugurada. O construtor responsável, Max Herrmann Schluepmann, entregou a chave do templo ao Pastor Heinz Kretschmer, para abrir as portas da igreja

As abóbadas e os arcos da igreja têm 14 metros de altura e a torre principal 58 metros. Os vitrais no altar retratam no centro a Ascensão de Jesus Cristo, no lado esquerdo “a pesca maravilhosa” (Lucas 5:1-11) e no lado direito “o Bom Pastor e as ovelhas” (João 10:11-16)

A torre abriga dois sinos do antigo templo, importados da Alemanha em 1923. Os sinos foram inaugurados durante os festejos do centenário da imigração alemã em 1924. A mensagem neles gravada faz com que ressoem do alto da torre da igreja sobre a cidade de Novo Hamburgo, convidando o povo a aceitar e viver a paz de Deus. Os sinos são de aço fundido. O sino grande traz a inscrição: FRIEDE AUF ERDEN (Paz na terra). No sino pequeno se lê: DEN MENSCHEN EIN WOHLGEFALLEN (às pessoas a quem ele quer bem).
Fonte: Site da instituição.

Histórico do Município: Antes da colonização dessas terras, os Charruas e os Minuanos povoavam a região.
A primeira tentativa de colonização com açorianos não deu resultado. Conhecido como Hamburguer-Berg, o núcleo gerador da cidade de Hamburgo Velho foi iniciado em 1824, com a fixação de imigrantes alemães e, posteriormente, italianos.

O local era propício porque lá passavam estradas que ligavam a Porto Alegre, sendo passagem obrigatória. Com a construção da estrada de ferro, em 1876, o movimento comercial foi deslocado em 3 km, surgindo a New Hamburg. O último núcleo facilmente progrediu, deixando o original em situação secundária. Novo Hamburgo é considerado a maior cidade de origem alemã do Rio Grande do Sul.

O primeiro nome foi Hamburger Berg, que significa Morro dos Hamburgueses. Mais tarde Hamburgo Velho.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Suzana Vielitz de Oliveira
Site da instituição – Primeiro templo
Site da instituição – Segundo templo


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *