Novo Hamburgo – Monumento ao Imigrante


Imagem: Câmara Municipal

O Monumento ao Imigrante foi tombado pela Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo-RS por sua importância cultural para a cidade.

Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo-RS
Nome Atribuído: Monumento ao Imigrante
Localização: Sociedade Aliança – R. Oscar Emílio Müller, n° 49 – Vila Nova – Novo Hamburgo-RS
Resolução de Tombamento: Lei ordinária n° 1130/2004 e Decreto n° 3679/2008

Descrição: Para homenagear o centenário da imigração alemã no Brasil foi elaborado um projeto para construir o Monumento ao Imigrante no local que foi o lote número 1 da colonização alemã em terras hamburguenses. Em 1924, foi colocada a pedra fundamental de toda a obra. O projeto foi elaborado pelo arquiteto alemão Ernest Karl Ludwig Seubert.

Já em 15 de novembro de 1927 aconteceu a inauguração oficial do Monumento, com a presença de várias autoridades do recém-emancipado município. Em 2008, o Monumento ao Imigrante foi tombado como Patrimônio Histórico de Novo Hamburgo.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: O Monumento ao Imigrante é o monumento mais antigo de Novo Hamburgo. Foi construído em 1927, em comemoração ao centenário da imigração alemã, no primeiro lote colonizado na cidade, hoje sede da Sociedade Aliança. O projeto foi elaborado pelo arquiteto Ernest Karl Ludwig Seubert, que venceu o concurso feito para escolher o autor da obra. O monumento tem forma octogonal e torre central, com 23 metros de altura.
Fonte: IBGE.

Histórico do Município: Antes da colonização dessas terras, os Charruas e os Minuanos povoavam a região.
A primeira tentativa de colonização com açorianos não deu resultado. Conhecido como Hamburguer-Berg, o núcleo gerador da cidade de Hamburgo Velho foi iniciado em 1824, com a fixação de imigrantes alemães e, posteriormente, italianos.

O local era propício porque lá passavam estradas que ligavam a Porto Alegre, sendo passagem obrigatória. Com a construção da estrada de ferro, em 1876, o movimento comercial foi deslocado em 3 km, surgindo a New Hamburg. O último núcleo facilmente progrediu, deixando o original em situação secundária. Novo Hamburgo é considerado a maior cidade de origem alemã do Rio Grande do Sul.

O primeiro nome foi Hamburger Berg, que significa Morro dos Hamburgueses. Mais tarde Hamburgo Velho.
Fonte: IBGE.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Suzana Vielitz de Oliveira


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *