Ouro Preto – Conjunto Ferroviário Miguel Burnier


Imagem: Prefeitura Municipal

O Conjunto Ferroviário Miguel Burnier foi tombado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Nome atribuído: Conjunto Ferroviário Miguel Burnier (1,0539ha)
Outros Nomes: Conjunto da Estação Ferroviária de São Julião
Localização: Rua de Ferro – Distrito de Miguel Burnier – Ouro Preto-MG
Parecer de Tombamento

Descrição: […] em seu dossiê não constam a data do tombamento definitivo, apenas a abertura do processo em janeiro de 2008. Abrange a linha férrea que se localiza no distrito de Miguel Burnier a 60 Km. (Distância por estradas)

A Associação comunitária que realizou o pedido, todavia, a motivação não foi apresentada.

Justifica-se o tombamento municipal do Núcleo Histórico como medida preventiva de proteção, pelo interesse histórico-elucidativo dessa arquitetura e paisagem que convém preservar e a que se soma a estima demonstrada pelos moradores do lugar. (OURO PRETO, PARECER SOBRE O TOMBAMENTO DO CONJUNTO FERROVIÁRIO DE MIGUEL…, 2010, P.2)

Outra vez, o tombamento vem na tentativa de proteger o bem e preservar a memória local.
Fonte: Andressa Ribeiro Francisco.

Histórico do Distrito: Sobre a história do distrito, sabe-se que, desde o século XVIII, essa localidade era conhecida por “Xiqueiro do Namon” ou “Xiqueiro do Alemão” (sendo chamado somente de “Xiqueiro” no famoso mapa de Cláudio Manoel da Costa). Esse local possuía especial importância, pois possuía fazendas mineradoras e também estava próximo do Caminho Novo e o Caminho Velho, importantes rotas naquele período, no local chamado de “Rodeio”.

Mais tarde, no início do século XX, nas proximidades do “Xiqueiro”, foi instalada uma famosa fundição – a Usina Wigg – cuja produção era escoada pela estrada de ferro que ia a Ouro Preto e que passava nas proximidades. Nesse período, em razão da construção da Capela em honra a São Julião, o local passou a ser chamado de São Julião. Em 1911, o lugarejo foi elevado à categoria de distrito, e, em 1948, passou a se chamar Miguel Burnier em homenagem ao engenheiro Miguel Noel Nascentes Burnier, diretor da estrada de ferro no ano da inauguração da estação (1884).
Fonte: Prefeitura Municipal.

MAIS INFORMAÇÕES:
Andressa Ribeiro Francisco


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *