Ouro Preto – Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão de Cintra
A Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão de Cintra foi registrada pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Ouro Preto-MG
Nome atribuído: Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão de Cintra (Celebrações)
Localização: Fundão do Cintra – Distrito de Santo Antônio do Salto – Ouro Preto-MG
Livro de Registro das Celebrações
Descrição: A festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ouro Preto, acontece no distrito de Santo Antônio do Salto, mais especificamente na localidade denominada Fundão do Cintra, lugar bucólico que se destaca se destaca pelas belas paisagens compostas pelas montanhas, cachoeiras e pelo rio Gualaxo, onde se encontra a capela de Nossa Senhora dos Remédios. A povoação do local é das mais antigas, com o estabelecimento de fazendas na região ainda nas primeiras décadas do século XVIII. O Fundão do Cintra encontra-se nos limites da divisão municipal entre Ouro Preto e Mariana, de fato, até a década 1950 a região pertencia ao município de Mariana, sendo ligada ao distrito marianense da Vargem, daí a denominação antiga da região como Fundão da Vargem.
A celebração é registrada como patrimônio cultural imaterial do Município de Ouro Preto. O título de patrimônio imaterial de Ouro Preto foi recebido pela Festa de Nossa Senhora dos Remédios em 2009, após sua indicação para reconhecimento patrimonial e elaboração de pesquisas e acompanhamento da celebração. Os estudos demonstraram seu valor para a comunidade local, a importância simbólica da localidade e a permanência de práticas religiosas tradicionais como a intensa relação com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios presente na capela, que todo ano recebe pagamentos de promessas por graças alcançadas pelos fiéis.
A Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra tem devotos espalhados por diversos lugares. Os apelos para a santa acontecem nas mais diversas situações, que vão desde, nos momentos de aflição, a esperança em uma situação de risco da saúde, até problemas mais simples que surgem no cotidiano dos devotos. Pela devoção à santa, todos os anos grande parte de devotos retornam para cumprir promessas e reencontrar suas origens. A pequena imagem de roca de Nossa Senhora dos Remédios tem origem incerta, são mais conhecidos os seus milagres. Em agradecimento a eles, junto ao seu altar, estão diversos objetos, símbolos materializados que representam uma graça atendida. No entanto, os maiores esforços para homenageá-la parecem ser as tantas rezas, a festa e o especial cuidado com o qual a santa é tratada.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: A pequena Capela de Nossa Senhora dos Remédios, localizada na comunidade de Fundão de Cintra, no distrito de Santo Antônio do Salto, está situada numa antiga rota de tropeiros e de comerciantes. A Capela tem o formato das primitivas Capelas de Minas Gerais, ou seja, frontão triangular e um óculo central. Em virtude da Festa de Nossa Senhora dos Remédios, recebeu o título de patrimônio imaterial de Ouro Preto em 2009.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Histórico do Distrito: Santo Antônio do Salto é um distrito muito conhecido por suas matas quase intocadas e cachoeiras com grandes quedas, por estar situado em uma região a 800 metros de altitude, num rebaixamento da Serra de Lavras Novas que o circunda.
[…] Outro festejo religioso acontece na localidade próxima chamada Fundão do Cintra, que possui uma capela datada do final do século XIX, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios, elemento fundamental da Festa de Nossa Senhora dos Remédios e Santo Antônio do Fundão do Cintra, celebrada em agosto, e que possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto, desde 2009.
O distrito de Santo Antônio do Salto está localizado a cerca de 35 Km de Ouro Preto. Segundo a tradição oral, o local foi assim nomeado em razão de ser o último lugar onde se saltava o rio em direção à Fazenda das Bandeiras, para Piranga ou Catas Altas. Outra razão seria a altura do salto da principal queda d´água, a chamada Cachoeira do Rapel, com mais de 200 m de queda.
A origem do povoado se deu no século XVIII com a Fazenda do Salto que minerava e também tinha plantações na região. Nessa fazenda havia uma ermida dedicada a Santo Antônio, que deu lugar a atual capela, hoje centro do distrito. Após inúmeras reformas, em 1938 a capela tomou a forma atual.
Fonte: Prefeitura Municipal.
BENS RELACIONADOS:
Ouro Preto – Capela de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão do Cintra
Ouro Preto – Festa de Nossa Senhora dos Remédios do Fundão de Cintra
FOTOS: