Papagaios – Casa de Cultura
A Casa de Cultura foi tombada pela Prefeitura Municipal de Papagaios-MG por sua importância cultural para a cidade.
Prefeitura Municipal de Papagaios-MG
Nome atribuído: Casa de Cultura de Papagaio
Localização: Praça Alexandre Maciel, n° 86 – Santo Antônio – Papagaios-MG
Descrição: Na casa de Cultura Dona Petita estão expostas objetos antigos, móveis e acervos fotográficos, que pertenceram a comunidade local, contando a história da comunidade local ao longo do tempo e propiciando um regaste cultural de memória à população local e aos visitantes. Além disso, também abriga exposição de objetos e fotografias de Bartolomeu Campos de Queirós, premiado escritor.
Fonte: Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Histórico do município: Não se pode precisar quando se deram os primeiros desbravamentos da região onde se localiza o município. Sabe-se, contudo, ter pertencido tal região a D. Catarina Gonçalves de Fraga que a deixou a dois filhos; um deles, ao tempo da morte de sua genitora, havia já desaparecido para lugar ignorado e nunca mais voltou; o outro, Manoel Gonçalves de Fraga, geriu a propriedade, até que também morreu sem deixar quaisquer herdeiros conhecidos. Ao fim de certo tempo, forasteiros se foram fixando na propriedade abandonada, formando-se o núcleo do primitivo povoado. Quanto ao topônimo, explica-se a tradição pela lenda de ter havido no local uma pousada, cuja proprietária, D. Benedita Beatriz de Campos, possuía um papagaio; os viajantes, ao se referirem ao povoado, diziam ter pousado na “casa do papagaio”.
Ao ser verdadeira a lenda, haveria de estar o nome do povoado no singular; o plural no topônimo só se explicaria pela abundância dessas aves, não se explicaria que a existência de uma delas numa única moradia se constituísse em fato capaz de caracterizar um topônimo. De uma ou de outra forma, a origem do topônimo prende-se à existência de aves dessa denominação.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal