Pedras Altas – Granja de Pedras Altas
A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho.
IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Granja de Pedras Altas
Localização: Vila de Pedras Altas – Zona Rural – Pedras Altas-RS
Número do Processo: 00.121-11.00-94.1
Portaria de Tombamento: 11/99
Livro Tombo Histórico: Inscr. Nº 84, de 11/10/1999
Publicação no Diário Oficial: 24/09/1999
IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado
Nome Atribuído: Bens Móveis do Castelo de Pedras Altas
Localização: Castelo de Pedras Altas – Granja de Pedras Altas – Pedras Altas-RS
Número do Processo: 1115-1100-SEDAC-99.9
Portaria de Tombamento: 24/2009
Publicação no Diário Oficial: 02/12/2009
Descrição: A Granja de Pedras Altas foi o grande projeto pessoal de Joaquim Francisco de Assis Brasil, político, diplomata, produtor rural e intelectual gaúcho. Pretendia provar que um pequeno pedaço de terra poderia ser tão produtivo quanto uma grande propriedade, se fossem usadas técnicas modernas e racionais. Para desfazer o mito da rusticidade da vida no campo, construiu uma moradia confortável, em forma de castelo medieval, inaugurada em 1912, onde instalou uma grande biblioteca com obras raras e diversificadas. O castelo foi um marco histórico da Revolução de 1923, da qual Assis Brasil foi o chefe civil, e sediou a assinatura do Pacto de Pedras Altas, pondo fim à Revolução.
Além das razões históricas para o tombamento, a granja modelo de Pedras Altas é um exemplo no uso de técnicas pioneiras no sistema construtivo e na infraestrutura dos prédios, como iluminação a gás, captação e águas pluviais para abastecimento, preocupação com conforto térmico. Em termos paisagísticos, salientam-se a implantação do conjunto e sua riqueza plástica, incluindo-se o castelo, as edificações e instalações rurais, potreiros, acessos, jardins e alamedas.
Fonte: IPHAE.
Descrição: O tombamento dos bens móveis do Castelo inclui uma extensa lista de mobiliário, adornos, esculturas, lustres, louças, pratarias, quadros, tapetes, livros e documentos, entre outros objetos que pertenceram ao líder político Joaquim Francisco de Assis Brasil . O Castelo de Pedras Altas, construído por Assis Brasil e inaugurado em 1912, possui 44 cômodos, com dois andares principais, subsolo e torres. Os espaços contêm mobiliário e objetos de época, trazidos por Assis Brasil principalmente de Lisboa, Paris, Washington e Buenos Aires, locais em que viveu com a família quando exercia atividade diplomática.
Em 1923 foi assinado no castelo o Pacto de Pedras Altas, que pôs fim à Revolução de 1923. A Granja de Pedras Altas, que além do castelo inclui edificações rurais e áreas abertas como jardins e potreiros, já possui tombamento estadual, por razões históricas, desde 1999. A proteção estadual aos bens móveis existentes no castelo é uma complementação ao tombamento da Granja.
Fonte: IPHAE.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphae
Iphae
Prefeitura Municipal
Wikipedia
gostaria de ter acesso a planta baixa, projetos do castelo
como posso obter
Boa noite,
O bem em questão é tombado pelo órgão estadual do Rio Grande do Sul. Por isso, sugerimos que entre em contato com o mesmo. Talvez tenham o material de que você necessita.
Telefone: (51)3288.7532
Email: [email protected]
Formulário no site
Att.
Equipe iPatrimônio
Bom dia,
Os proprietários atuais podem desfrutar do castelo como moradia, e como fica demais instalações, como propriedade rural, ela pode seguir seu siclo produtivo, como criações, gado leitero, aves, cabanha de gado devo?
Chega até os mantenedores, em posse do castelo, os valores doados de que forma? Quanto e o gasto mensal de manutenção do castelo? Eu posso dedicar um dia para ajudar na manutenção do castelo? Oque o governo ajuda com o tombamento, se não apoia para manutenção? Já vi pessoas dizer que o castelo, se deixar virar ruinas vai ter o mesmo valor histórico!
Bom dia,
Infelizmente, não encontramos dados sobre o uso atual do Castelo ou sobre sua gestão por algum órgão de preservação.
Sugerimos que entre em contato com a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto para solicitar as informações.
Os contatos que encontramos na internet são os seguintes:
Secretária:
Cilene Tardiz da Silva
(53) 99971-7276
[email protected]
E-mail do departamento de cultura: [email protected]
Atenciosamente,
Equipe iPatrimônio
Ola! A visitação está aberta?
É preciso agendar?
Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição. Os dados de contato encontrados online são:
(55) 99163-4555