Ponta Grossa – Casa da Memória Paraná
A Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa-PR, foi tombada por sua importância cultural.
CPC – Coordenação do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Estações de Passageiros da Estrada de Ferro de Ponta Grossa
Localização: R. Benjamin Constant – Ponta Grossa-PR
Número do Processo: 04/90
Livro do Tombo: Inscr. Nº 100-II
Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – PR
COMPAC – Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Ponta Grossa – PR
Nome Atribuído: Estação Ferroviária de Guaragi
Localização: Guaragi – Ponta Grossa-PR
Descrição: A Estação Ferroviária de Guaragi situa-se ao lado da Ferrovia Paraná – Santa Catarina, em pelo Centro da Vila Guaragi (Distrito de Ponta Grossa), e foi inaugurada em 01 de Janeiro de 1899. A estação de Guaragi foi um ponto de referência para muitas pessoas que partiam para os grandes centros urbanos em busca de estudos e aperfeiçoamento profissional, e também várias famílias ponta-grossense viajavam até Guaragi para participar de festas religiosas. Edifício tombado em 2001.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: Este edifício foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de ponto de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas. Foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 por sua beleza arquitetônica e também por ser marco do transporte ferroviário na região dos Campos Gerais. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 passou a ser sede da Casa da Memória de Ponta Grossa. Este espaço é destinado a exposições e a preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região. Em sua construção é possível observar o uso de técnicas construtivas vernaculares, como o uso de arenito. Observe a diferença: o nível da rua na data de sua inauguração era muito mais baixo do que atualmente.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: As estações são um marcos da evolução urbana da cidade e do desenvolvimento da região, fortalecendo Ponta Grossa como entroncamento econômico regional. Inaugurada em 1894, a primeira estação construída em alvenaria é composta por dois pavimentos. Devido ao aumento da demanda pelo transporte ferroviário, tornou-se necessária a construção de uma segunda estação em 1898 na forma de um conjunto cujo corpo principal possui dois andares e tem em cada lado edificações de um só pavimento.
Fonte: CPC.
Descrição: O final do século XIX e início do século XX marcou a chegada dos trilhos da ferrovia em Ponta Grossa. Duas estações foram construídas para servir de terminal ferroviário. A primeira, conhecida como Estação Paraná foi inaugurada em 1894. Servia de ponto terminal da Estrada de Ferro Paraná, fazendo a ligação Paranaguá-Curitiba e Ponta Grossa.
Entre 1899 e 1900 foi construída a segunda estação, conhecida como Estação São Paulo–Rio Grande, para atender a demanda de movimentação de trens e de carga e de passageiros dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo–Rio Grande que alcançaram a cidade. O encontro das duas estradas de ferro fizeram de Ponta Grossa um importante entroncamento ferroviário e marcou um período de crescimento econômico da região.
Em maio de 1990 as duas estações foram tombadas e o antigo barracão de cargas foi preservado como área envoltória, formando o Complexo da Ferrovia.
Fonte: Prefeitura Municipal.
Descrição: Este edifício de estilo eclético, foi inaugurado em 1894, para ser sede da primeira Estação Ferroviária de Ponta Grossa. Servia de embarque e desembarque de passageiros, bem como para o transporte de cargas.
Em 1906, depois da construção do terceiro prédio, a estação passou a abrigar a parte administrativa de rede até a década de 70, quando começaram a ser retirados os trilhos da área central da cidade.
A importância desse edifício que foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná em 1990 está ligado à sua beleza arquitetônica e também por inaugurar na região o transporte ferroviário. Com a retirada dos trilhos do centro da cidade, a estação foi desativada e em 1995 foi inaugurada no local a Casa da Memória de Ponta Grossa.
Este espaço é destinado a exposições e a preservação do acervo histórico-documental de Ponta Grossa e região, abriga a maior parte do acervo antigo do município, como jornais do início do século XX, documentos, biografias, pesquisas sobre casas e prédios de valor histórico e fotos. Também funciona no local, um núcleo de pesquisa sobre a história local e da região dos Campos Gerais.
Fonte: Prefeitura Municipal.
CONJUNTO:
Ponta Grossa – Estação Saudade
Ponta Grossa – Casa da Memória Paraná
BENS RELACIONADOS:
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico da Av. Bonifácio Vilella
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico da Av. Carlos Cavalcanti
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico da Maria Fumaça, n° 250
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico da Praça Barão de Guaraúna
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico da Santa Casa de Misericórdia
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico do Antigo Barracão de Cargas
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico do Cine Renascença
Ponta Grossa – Acervo Fotográfico do Ponto Azul
Ponta Grossa – Acervos dos Jornais “O Progresso” e “Diário dos Campos”‘
Ponta Grossa – Casa da Memória Paraná
FOTO:
VÍDEO:
Fonte: Prefeitura Municipal.
MAIS INFORMAÇÕES:
Espirais do Tempo
Wikipedia