Porto Velho – Arraial Flor de Maracujá


Imagem: Governo do Estado

O Arraial Flor do Maracujá cresceu nas quadras escolares desde 1980 e mantém viva a tradição do boi-bumbá (que vem de 1920), em Porto Velho.

ALERO – Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia
Nome Atribuído:
Localização: EPorto Velho-RO
Decreto de Registro: Lei nº 4.634, de 31/10/2019

Descrição: -No cenário folclórico de Porto Velho desde os anos 1980, quando iniciou em quadras esportivas escolares, o Arraial Flor do Maracujá se completa com o boi-bumbá, tradicional desde 1920.
[…]

O nome Flor do Maracujá homenageia uma das primeiras quadrilhas de que se tem notícia em Porto Velho. Foi organizada pelo ex-vereador e presidente da Câmara Municipal Joventino Ferreira Filho, morador no Bairro do Triângulo desde a década de 1950.

Até 1981, o governo do extinto Território Federal de Rondônia apoiava apresentações que ocorriam nas quadrilhas juninas e em agosto. As escolas Barão do Rio Branco, Carmela Dutra, Duque de Caxias promoviam seus arraiais.

Até 1989, quadrilhas juninas recebiam troféus de participação pela dança. Somente o primeiro, segundo e terceiro colocados dos bois tinham direito a esse prêmio. Um ano depois começaram os concursos de bois e quadrilhas.

À exceção do grupo campeão, famílias e admiradores entraram em polêmica por discordarem dos resultados. Explica-se: a competição demora e nem todas as pessoas convidadas para a comissão julgadora têm condições de trabalhar dez dias seguidos.

A Mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás faz parte do calendário turístico oficial de Rondônia. Em 2014, quando aconteceu a histórica enchente no rio Madeira, o Estado passou a coordenação do arraial para a Federação de Quadrilhas e Bois-Bumbás de Rondônia (Federon), na época foi assinado um decreto onde o governo não poderia realizar nenhum tipo de evento por conta dos gastos com as comunidades atingidas pelas águas do rio. Neste ano, o governo do Rondônia volta a assumir a coordenação do evento e pretende resgatar a cultura e folclore rondoniense por meio da tradicional festa.
Fonte: Governo do Estado.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Governo do Estado


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *