Resende – Ponte Velha
A Ponte Velha, em Resende-RJ, também conhecida como Ponte Metálica ou Ponte Nilo Peçanha, foi tombada por sua importância arquitetônica, histórica e cultural.
INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome Atribuído: Ponte Velha (Ponte Metálica ou Ponte Nilo Peçanha)
Processo de Tombamento: E-03/200.032/79
Localização: Sobre o Rio Paraíba do Sul, ligando o 1º ao 2º Distrito – Resende-RJ
Tombamento Provisório: 31/10/1979
Tombamento Definitivo: 24/01/1983
Descrição: Construída no final do século XIX e inaugurada em 1905 pelo presidente Nilo Peçanha, esta ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, com 228 metros de comprimento total, é um marco arquitetônico e histórico na paisagem do município. Foi, por mais de 50 anos, o único meio de ligação dos dois distritos de Resende. O projeto, atribuído ao engenheiro Cordeiro Jr., constitui-se de um estrado de concreto dividido em dez segmentos, apoiado sobre diversos pilares de ferro fundido e um pilar central de concreto. A estrutura metálica préfabricada foi importada da Bélgica.
Fonte: Inepac.
Descrição: A travessia do Rio Paraíba foi um problema para os moradores de Resende até o início do Século XIX. Em 1821 a primeira ponte de madeira foi construída sobre o rio, mas foi carregada pela grande enchente que atingiu o município em 1833. Depois disso, uma nova ponte de madeira foi erguida, durando até o final do Século XIX. Mas os problemas da travessia só acabaram mesmo em abril de 1905, quando foi inaugurada a Ponte Nilo Peçanha, mais conhecida como Ponte Velha. Pré-fabricada em estrutura metálica importada da Bélgica e trazida de navio, sua construção foi um marco no desenvolvimento da cidade. O nome, Nilo Peçanha, é uma homenagem ao Presidente da época que veio a Resende especialmente para a inauguração.
Fonte: Prefeitura Municipal.
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Prefeitura Municipal