A Antiga Alfândega, em Rio Grande-RS, foi tombada por sua importância cultural.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Casa à R. Marechal Floriano, onde funciona a Alfândega
Localização: R. Marechal Floriano, nº 300 – Rio Grande – RS
Número do Processo: 765-T-1965
Livro do Tombo Histórico: Inscr. nº 404, de 04/09/1967
Uso Atual: Delegacia da Receita Federal e Museu de Rio Grande
Descrição: A Provedoria Privativa foi fundada em 19 de novembro do ano de 1749, divulgava os proventos da colônia à Coroa Real. Com a extinção da mesma por meio da Carta Régia, em 14 de julho de 1802, surgindo uma junta de Fazenda para gerenciar e angariar tributos para a Coroa Real, sendo o ministro da fazenda da Coroa Portuguesa, na época, o Visconde de Rio Branco e o governador do Rio Grande de São Pedro Paulo José da Silva Gama.
Nas Publicações do Arquivo Público Nacional, há correspondências da Corte Portuguesa com os Vices-reis do Brasil, a ordem para formar a Alfândega para então chamada capitania do Rio Grande de São Pedro e para Santa Catarina no dia 15 de julho de 1800.
Dessa maneira, a Alfândega de Rio Grande foi criada por carta régia de 15 de julho de 1804 e instalada em 1º de outubro de 1804, a fim de administrar as rendas públicas da chamada Vila do Rio Grande de São Pedro, conduzidas por comissário de mostras, uma espécie de administrador, que prestava contas à Provedoria da Fazenda Real, localizada no Rio de Janeiro.
Fonte: Wikipedia.
FOTOS:
PANORAMA 360 GRAUS 1
PANORAMA 360 GRAUS 2
PANORAMA 360 GRAUS 3
MAIS INFORMAÇÕES:
Wikipedia
Prefeitura
Site da instituição