O Terreiro de Candomblé do Bate-Folha, em Salvador-BA, foi fundado em 1916, por Manoel Bernardino da Paixão, ou Ampumandezu, ocupa uma área de 14,8 hectares.
IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Nome atribuído: Terreiro de Candomblé do Bate-Folha, Município de Salvador, Estado da Bahia
Localização: R. Dionísio Brito Santana (Travessa São Jorge), n 65-E – Mata Escura do Retiro – Salvador-BA
Número do Processo: 1486-T-2001
Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico: Inscrito em 02/2005
Livro do Tombo Histórico: Inscrito em 02/2005
Observação: Os terreiros foram localizados em áreas vazias do terreno urbano para segurança dos mesmos, buscando evitar crimes de ódio religioso.
Descrição: O Terreiro do Bate Folha é o maior da cidade em termos espaciais e um dos mais antigos em atividade. Fundado em 1916, por Manoel Bernardino da Paixão, ou Ampumandezu, ocupa uma área de 14,8 hectares, pertencente à Sociedade Beneficente Santa Bárbara, que o representa civilmente. É dedicado ao Inquice Bamburucema, equivalente a Santa Bárbara entre os santos católicos e a Iansã nos orixás.
O trabalho com as folhas, cultivadas na mata sagrada (manhonga), deu nome ao terreiro. A valorização e o cultivo do conhecimento associado à flora pelos membros do terreiro fazem desse lugar, além de um centro cultural e espiritual, um espaço de preservação ambiental. O Bate Folha destaca-se pela enorme área ocupada por remanescente da Mata Atlântica, cerca de 70% da área total, onde estão árvores sagradas centenárias.
Fonte: Fundaj.
FOTOS:
- Imagem: Terreiro do Bate Folha
VÍDEO:
Fonte: Iphan/RJ.
MAIS INFORMAÇÕES:
Iphan
UFBA
Fundaj
Wikipedia