São Fidélis – Igreja Matriz


Imagem: Cris Isidoro (Mapa da Cultura)

A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa, na Praça Guilherme Tito, foi inaugurada em 1809 em estilo arquitetônico eclético.

INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural
Nome atribuído:
Conjunto Histórico de São Fidélis
Localização: Praça Guilherme Tito – São Fidélis-RJ
Processo de Tombamento: E-18/ 001.706/2002
Tombamento Provisório: 30/12/2002
Descrição: Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) em 2002, a Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa fica às margens do Rio Paraíba do Sul. Com estilo arquitetônico eclético, a Igreja tem traços barrocos, neoclássicos e românticos. Inaugurada em 1809, foi restaurada em 2010 e abriga uma das maiores curiosidades de São Fidélis: um túnel no qual há uma série de catacumbas, mas que só pode ser visitado por pesquisadores autorizados. É em torno da Matriz que acontece a Festa de São Fidélis de Sigmaringa, padroeiro da cidade.
Fonte: Mapa da Cultura.

Descrição: A Igreja Matriz de São Fidélis de Sigmaringa está localizada defronte ao Rio Paraíba do Sul. Sua construção iniciou-se em 1799 e foi concluída em 1809. Por volta de 1782, os capuchinhos, que haviam se instalado na região, já dispunham de uma pequena capela no terreno onde está o atual edificação. Originalmente, havia, no templo, galerias subterrâneas que serviam de cemitério e que, posteriormente, tiveram os acessos lacrados. Em 1841, foi dado início às primeiras obras de restauração da igreja, quando foram consolidadas as colunas, abaladas pelas águas do rio na enchente de 1833, demolido o sobrado, que estava por ser concluído e destinado à moradia dos padres, e o cemitério nos fundos da igreja. Em 1980, o templo sofreu outra reforma inteira que, infelizmente, descaracterizou seu interior. Destaca-se no atrativo a cúpula da igreja, com 15 metros de diâmetro, sustentada por sólidas colunas semelhantes à da Basílica de São Pedro. Também merecem destaque, como manifestações artísticas incorporadas, as quatro telas pintadas pelos capuchinhos – Vitório de Cambiasca e Angelo Maria de Lucca – e algumas imagens, como as de: São Fidélis, Santa Clara, São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Glória.
Fonte: Wikipedia.

CONJUNTO:
São Fidélis – Igreja Matriz
São Fidélis – Solar do Barão de Vila Flor
São Fidélis – Ponte Metálica sobre o Rio Paraíba do Sul

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
Mapa da Cultura
Rede social
Wikipedia


4 comments

  1. Olá boa tarde ,. meu nome e Andreia
    moro no Rio de janeiro e procuro procuro por registro de batizado de minha bisavo Cecilia petruchi que nasceu no dia 16/02/1897
    seu pai era Vicente Pedro petrucci ou Vincenzo Pedro petrucci casado com Maria anunciada palagar. (mãe de maria anunciata —maria Francisca e pai Jose palagar ( também procuro por registro de casamento anos provável do matrimonio 1896 ,1897. minha avò dizia que era no 1 distrito de São Fidelis onde era próximo da casa de meus familiares . mas não encontrei nada no cartório. poderia por gentileza me orientar como posso saber se há registro nesta Igreja .. desde já muito obrigada. fico no aguardo de seu retorno.

    1. Boa noite,
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a instituição. Seguem os contatos que encontramos online.
      Telefone: (22) 2758-1146
      Atenciosamente,
      Equipe iPatrimônio

  2. RODRIGO CARLOS DA SILVA FERREIRA |

    Bom dia, me chamo Rodrigo Carlos, sou um ex funcionário de cartorio de registro civil por 16 anos em Gov. Valadares ( Cartório do Hélio ), hoje estou trabalhando como despachante documentalista..

    BATISMO aos 03 de junho de 1869 em São Fidelis, Rio de Janeiro ….

    Registro tardio:

    Benedicta Louback, nasceu em 4 de novembro de 1868, em São Fidélis, Rio de Janeiro, Brasil, filha de Johann Joseph Laubach e Maria de Jesus Louback. Ela teve pelo menos 1 filho com José Pereira da Silva e sua fillha :  ( Merandolina Loback de Oliveira ) nascida em cambucí – RJ aos 15/09/1903, Filiação; Benedicta Loback de Oliveira e Joaquim de Oliveira E Silva .// podendo ser registro tardio .//

    Existe variações nos nomes: Benedicta Loback de Oliveira,                                                    Benedicta Loback, Louback ou Laubach ( origem alemã )

    obs: É para cidadania alemão, viveram aí nesta região, tem ligações com os de Nova Friburgo, Itaperuna etc….

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *