São Gonçalo do Rio Abaixo – Igreja Nossa Senhora do Rosário


Imagem: Prefeitura Municipal

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi tombada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG por sua importância cultural para a cidade.

Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG
Nome atribuído: Igreja Nossa Senhora do Rosário
Localização: R. Augusto Pessoa, s/n – Praça 1º de Março – São Gonçalo do Rio Abaixo-MG
Decreto de Tombamento: Decreto n° 39/2006

Descrição: Construída pela população cativa nas primeiras décadas do século XVIII, possui altares em estilo rococó. Tem como padroeira Nossa Senhora do Rosário, no entanto, há altares laterais construídos em devoção a Nossa Senhora das Mercês e supostamente a São Benedito, em estilo Dom João V. Os mesmos provavelmente foram encomendados por membros pertencentes à Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e Irmandade de Nossa Senhora das Mercês. Tombada em 7 de abril de 2006, conforme inscrição no livro do tombo n° 006/06.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Descrição: A reflexão histórica sobre a trajetória da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Gonçalo do Rio Abaixo não deixa dúvidas sobre sua importância no desenvolvimento histórico do município. Sua implantação em nível mais baixo que a Matriz testemunha o status de seus devotos na comunidade. Ao mesmo tempo, representam à luta de setores desfavorecidos nesta mesma comunidade, especialmente os afrodescendentes. Não por acaso, é essa a significação da edificação para a comunidade sãogonçalense: é a capela erigida pelos escravos, na qual estão inscritas as marcas de seus escassos recursos e, simultaneamente, de sua identidade devocional e preocupação estética.

Embora não tenha sido encontrada documentação que estabeleça com precisão a data de fundação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, é possível estimar sua construção nas primeiras décadas do século XVIII. Evidências disso são: a talha de seus três retábulos, enquadrável no estilo D. João V, introduzido em Minas por volta de 1720/30, onde prevaleceu até por volta de 1760.
Fonte: Prefeitura Municipal.

Histórico do município: O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante.

Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.
O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.
Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.
Fonte: Prefeitura Municipal.

BENS RELACIONADOS:
São Gonçalo do Rio Abaixo – Igreja Nossa Senhora do Rosário
São Gonçalo do Rio Abaixo – Imagem de Nossa Senhora do Rosário


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *