São Paulo – Casa de Dona Yayá


Imagem: Condephaat

A Casa de Dona Yayá, em São Paulo-SP, é exemplar remanescente significativo das transformações do bairro em razão do crescimento da cidade.

CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome atribuído: Casa de Dona Yayá
Localização: R. Major Diogo, nº 353 – Bela Vista – São Paulo-SP
Número do Processo: 21955/82 21955/82-Anexo
Resolução de Tombamento: Resolução 37, de 02/04/1998
Publicação do Diário Oficial: Poder Executivo I, 04/04/1998, p. 70
Livro do Tombo Histórico: Nº inscr. 323, p. 81, 01/09/1998

Descrição: Sebastiana de Mello Freire, carinhosamente chamada de Yayá, nasceu em 21 de janeiro de 1887. Aos 13 anos de idade perdeu seus pais e, poucos anos depois, seu último irmão. Herdeira de uma grande fortuna e dona de uma personalidade voluntariosa e exigente, não se casou. Aos 31 anos apresentou os primeiros sinais de desequilíbrio emocional, sendo interditada no ano seguinte e internada por um ano no Instituto Paulista. Após deixar a clínica, viveu até o final dos seus dias, em 1961, segregada em sua residência, pequena chácara localizada próxima ao centro. A casa é exemplar remanescente significativo das transformações do bairro em razão do crescimento da cidade mas, sobretudo, é testemunho material das formas pelas quais a sociedade entendia e tratava a loucura nos primeiros sessenta anos deste século.
Fonte: Marly Rodrigues.

CONPRESP  – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo
Nome atribuído: 
Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz
Localização: Av. Angélica, nº 626 – Higienópolis – São Paulo-SP
Resolução de Tombamento: Resolução 16/15

Descrição: Considerando o valor cultural, histórico, arquitetônico e artístico do imóvel conhecido como “Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz”, situado à Av. Angélica, nº 626, Higienópolis, o qual teve o seu valor cultural reconhecido pela abertura de tombamento, por meio da Resolução nº 23/CONPRESP/2002;
Considerando o imóvel conhecido como a “Casa de Dona Sebastiana de Souza Queiroz”, como importante exemplar da arquitetura residencial paulista, projeto do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, construída na década de 1910, remanescente do ecletismo na cidade de São Paulo;
Considerando que a residência foi precursora da ocupação do bairro do Higienópolis; e
Considerando o interesse arquitetônico-histórico-cultural de salvaguardar estas obras para transmiti-las como herança às sociedades futuras.
Fonte: Resolução de Tombamento.

FOTOS:

MAIS INFORMAÇÕES:
wikipedia 1
wikipedia 2
site da instituição
archdaily


Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *