São Paulo – Faculdade de Higiene e Saúde Pública
A Faculdade de Higiene e Saúde Pública, em São Paulo-SP, foi tombada por seu valor cultural para o município.
CONDEPHAAT – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico
Nome Atribuído: EQUIPAMENTOS DE SAÚDE – BAIRRO CERQUEIRA CÉSAR
Localização: Av. Dr. Arnaldo, n° 817 e 925 – Bairro Cerqueira César – São Paulo-SP
Processo de Tombamento: Processo de Tombamento n° 52290/05
Resolução de Tombamento: Decreto de Tombamento n° SC-31, de 19/12/2019 – publicada no DOE, de 21/12/2019, p. 78
Descrição: A origem da Faculdade de Saúde Pública de São Paulo é ligada a criação do “Laboratório de Higiene” em 9 de fevereiro de 1918 pelo convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Rockefeller, funcionando como Cadeira da Faculdade de Medicina.
Quatro anos depois, sob o comando de Geraldo Horácio Paula Souza, o então Laboratório de Higiene foi desvinculado dessa Faculdade e rebatizado como Instituto de Hygiene, dando inicio a uma visão multidisciplinar do tema higiene.
Essa visão mante-se vigente com a criação do primeiro centro de saúde do país, anexo ao Instituto, servindo como um modelo de referência para os estudantes do primeiro curso de especialização em Saúde Pública, que era destinado não somente a médicos, mas também a engenheiros e outros profissionais sanitaristas. Outro curso pioneiro foi a primeira Graduação em Nutrição do país, criado pelo professor Paula Souza como uma estratégia de melhorar a saúde dos trabalhadores da indústria pela alimentação em 1939.
Dessa forma, a partir da década de 50 a então Escola de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo (nova denominação do Instituto de Hygiene) passa a ter um importante papel em ações de prevenções de doenças e controle de epidemias. Entre essas ações pode-se citar a fluoração da água para diminuição da incidência de cáries em crianças, o estudo de Yaro Gandra que permitiu a iodação obrigatória do sal de cozinha e as pesquisas e ensino para o combate à tuberculose.
Após o regime militar e redemocratização do país, e criação de outras instituições de saúde pública, há uma reformulação da estrutura dos cursos devido à diminuição da demanda de sanitaristas. No entanto, houve uma expansão da atuação em áreas especificas, como a de estatística ― que forneceu dados importantes para estudos da OMS/OPAS ― e da saúde do trabalhador.
Atualmente a antes chamada Escola de Higiene recebe a denominação de Faculdade de Saúde Pública, isso desde 1969 e possui dois cursos: o de Nutrição e o recém-aprovado curso de Saúde Pública, além de cursos de cultura e extensão e o Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde Pública, que mantém o caráter multidisciplinar da Faculdade – uma tradição dessa instituição.
Fonte: Site da instituição.
Information on School of Public Health: Founded in 1918, the School of Public Health, University of São Paulo, a center of national and international reference in the field of Public Health, has the mission to produce and disseminate knowledge and educate human resources in public health and nutrition by means of teaching, researching, and extension, contributing to improving the population health into a better condition and formulating public policies.
The School of Public Health consists of five Departments: Environmental Health, Epidemiology, Maternal and Child Health, Nutrition, and Public Health Practice. The School is responsible for two undergraduate courses: Public Health and Nutrition. Also offers opportunities for graduate in five programs: “Public Health” (Master and Ph.D.), “Nutrition in Public Health” (Master and Ph.D.), “Global Health and Sustainability” (Ph.D.), “Environment, Health and Sustainability” (Professional Master) and “Epidemiology” (Ph.D.). Dozens of specialized courses are also offered in our traditional Summer school and Winter school.
Originated from the Institute of Nutrition, the Department of Nutrition of the Faculty of Public Health of the University of São Paulo was founded by Professor Geraldo de Paula Souza in 1927.
In 1938, Paula Souza requested the State Government to create, an annex to the Institute of Hygiene, a center of studies about Food and Nutrition, which was done on January 6, 1939, through decree #9966. A few months later, federal intervenor Dr. Ademar Pereira de Barros through State Decree #10617 of October 24, 1939, opened the first Course of Nutrition of Brazil in the Institute. According to legal requirements, it was a one-year course and before admission, applicants had to be submitted to an entrance examination.
The Chair of Hygiene became the Institute of Hygiene, independent from the Faculty of Medical Sciences, which was incorporated into the University of São Paulo, becoming “Faculty of Hygiene and Public Health.” Finally, in 1969, it was denominated only “Faculty of Public Health,” whereas the Chair of Food Hygiene became the embryo of the present Department of Nutrition, created in 1939; but in 1964, it was reformulated into the present, 10-semester course of Undergraduate Studies in Nutrition.
Source: Website of the Institution.
Descrição: O prédio da Escola de Enfermagem se destaca por sua proposta inovadora de reunir espaços didáticos e de residência de alunas, articulados em volumes diferenciados em torno de áreas ajardinadas, exemplar de vanguarda concebido no início dos anos 1940, introdutor de princípios da arquitetura moderna internacional, como o uso de lajes e fachadas planas, pilotis, panos de vidro, terraços em laje com o uso de geometria pura.
As instalações da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz (AAAOC), anexa à Faculdade de Medicina da USP, criadas em 1932 na primeira metade do século XX, figuram como remanescentes de raro exemplo de centro esportivo no âmbito universitário do Estado.
A Faculdade de Higiene e Saúde Pública é composta pelos seguintes edifícios:
a. Prédio principal e anexo, situados à Av. Dr. Arnaldo, 817, bem como as áreas ajardinadas confrontantes com as vias públicas;
b. Antiga Inspetoria de Profilaxia da Lepra (atual Centro de Saúde e Escola Geraldo de Paula Souza), situado à Av. Dr. Arnaldo 925;
c. Antiga Estrebaria, situada no interior da quadra, nos fundos (a oeste) do Prédio principal da Faculdade de Saúde Pública;
d. Pavilhão Ayrosa Galvão, situado no interior da quadra, nos fundos (a oeste) do Prédio principal da Faculdade de Saúde Pública.
Fonte: Condephaat.
Descrição: O Polígono da Saúde se configura em lugar onde estão localizados instituições e equipamentos dedicados à pesquisa e ao ensino das ciências médico-sanitárias desde as últimas décadas do século XIX, servindo como suporte para o significado modelar e o valor cultural das ações desenvolvidas no local por gerações de profissionais dedicados ao bem público.
O conjunto de edifícios públicos que fazem parte do polígono foi construído a partir de 1880, especialmente até a década de 1950, criando a base a partir da qual foram ampliadas as instalações para atividades na área da saúde. O local ainda mantém a essência das suas edificações pioneiras preservadas e que são simultaneamente renovadas para a continuidade das funções ali exercidas.
Este tombamento buscou integrar os bens já tombados na área – Instituto Oscar Freire, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Edifício Central do Instituto Adolfo Lutz e Conjunto de Edificações da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz – ao processo da construção da memória da saúde paulista e, ainda, a imperiosidade de unificação dos parâmetros de preservação pelo Condephaat.
Fonte: Condephaat.
CONJUNTO:
São Paulo – Antigo Hospital de Isolamento
São Paulo – Escola de Enfermagem
São Paulo – Faculdade de Higiene e Saúde Pública
FOTOS:
MAIS INFORMAÇÕES:
Nelly Martins Ferreira Candeias